O que é a Psicanálise?


A Psicanálise é um método de escuta e tratamento das nossas dores e das emoções que não vão bem.

A psicanálise como método psicoterápico pode diminuir ao mínimo possível o sofrimento de quem busca um alívio para seus problemas de ordem emocional. Buscamos reorientar a vida da pessoa, possibilitando a transformação da experiência cotidiana em uma forma mais interessante de conduzir a vida, oferecendo um espaço de escuta para que se fale sobre suas dores emocionais e suas inquietações. A simples evitação de um conflito, ou seja, evitar olhar e lidar com seus próprios problemas simplesmente não olhando para eles, não produz uma transformação de si, mas sim, estagnação e sofrimento. Acabamos por criar modos de funcionamento na vida que fazem sofrer a nós e aos outros. Pode-se trabalhar na análise problemas como impasse nas relações, questões de ordem familiar, de convivência no trabalho ou questões amorosas e sexuais.

A psicanálise auxilia na diminuição das angústias, pois possibilita que a pessoa coloque em palavras seu sofrimento e seja escutada, de forma a se libertar aos poucos de seus problemas. Ela possibilita a transformação da angústia paralisante do homem frente à liberdade responsável das opções, em uma ação criativa.

O objetivo da psicanálise é libertar o paciente dos seus sintomas ou ajudá-lo a lidar de forma mais consciente com eles. Acima de tudo, é um método curativo, além de ajudar a transformar o paciente em alguém mais adaptado à sua realidade.

Seja de uma maneira ou de outra, cada um que decide se analisar encontra nesse modo de tratamento pela palavra, que é a psicanálise, uma escuta particular que intervém na dinâmica dos seus sintomas, reorientando suas experiências na vida.