Filmes e documentários









Michel Foucault para si mesmo 

Documentário que oferece um panorama de alguns dos temas principais sobre as reflexões de Michel Foucault ao longo da sua vida. Este panorama se construiu a partir das próprias palavras do autor, sendo que o documentário em sua totalidade, é composto dos fragmentos das declarações de Foucault, alguns dos cursos que ele ditou e citações de seus textos (daí o título do documentário: "Michel Foucault para si mesmo"). Desta forma, podemos ouvir o pensador francês definir "heterotopias", refletir sobre "parrhesia" e sobre a aparência da idéia de "homem", entre outras questões. Da mesma forma, ouvimos fragmentos de livros como História da Loucura no Período Clássico, Assista e Castigue e Palavras e Coisas.





As relações entre arte e loucura com Joel Birman

O programa Arte do Artista faz uma profunda investigação sobre a alma humana, tentando responder, de vez, uma questão premente: afinal, todos os artistas são loucos? E qual seria a relação entre arte e loucura? Para ajudar na resposta, o programa faz a primeira sessão de psicanálise patafisica transmitida em broadcast, com o auxílio luxuoso do psiquiatra e psicoterapeuta Joel Birman, um mestre do assunto, que já publicou tratados como O sujeito na contemporaneidade, em que analisa filmes e outras obras de arte. Birman desvenda as inúmeras e complexas relações entre arte e loucura e entre arte e psicanálise. No papel de analisado, Aderbal participa da sessão no divã-banheira, que, desde sempre, tem sido o centro inconsciente do cenário do programa.





Jornada da Alma 

(Prendimi L'Anima) Duração: 89 minutos Gênero: Drama Direção: Roberto Faenza Ano: 2003 Sabina Spielrein, uma garota de 19 anos dá entrada em um hospital psiquiátrico em Zurique, onde ela chega da Rússia em condições desesperadoras. A garota sofre de um severo caso de histeria. Um jovem médico, Carl Gustav Jung, a toma sob seus cuidados e, pela primeira vez em sua vida, experimenta as técnicas da psicanálise de seu professor, Sigmund Freud. Assim, nasce uma história avassaladora de amor e paixão, corpo e alma.




Um método perigoso

(A Dangerous Method) Gênero: Drama Duração: 111 min. Direção: David Cronenberg Ano: 2012 Elenco: Viggo Mortensen, Keira Knightley, Michael Fassbender, Vincent Cassel. David Cronenberg, velho amante da psicanálise, desde suas primeiras obras sempre se interessou sobre utilizar conceitos da psicologia para estudar seus personagens nas mais extremas situações, realizando diversas experimentações como cineasta, excedendo as limitações do homem através de seus instintos, seres reféns de suas próprias mentes. Neste seu novo trabalho, foge dos habituais campos de seu cinema, para realizar um elegante e minimalista estudo sobre o florescer da psique e seus instintos mais primitivos através dos pioneiros do assunto, discutindo o dualismo da natureza humana. Realizando aqui um legítimo mapa divergente sobre o inconsciente que ainda se define pelo que imaginamos hoje.


Freud além da alma

(Freud: The Secret Passion) Direção: John Huston Ano: 1962 País: Estados Unidos Gênero: Drama Duração: 139 min Baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean-Paul Sartre, com uma linguagem metafórica e onírica, o filme pretende mostrar a teoria freudiana do inconsciente. Através do conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar o obscuro “inconsciente” de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável (na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência…). Freud Além da alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento da mente e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mundo.




Mar adentro

Lançamento: 2004 (Espanha) Direção: Alejandro Amenábar Atores: Javier Bardem , Belén Rueda , Lola Dueñas , Mabel Rivera , Celso Bugallo Duração: 125 min Gênero: Drama Status: arquivado Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.




Perfume - A história de um assassino

(The Story of a Murderer) Ano: 2006 (França) (Alemanha) (Espanha) Direção: Tom Tykwer Atores: Ben Whishaw , Alvaro Roque , Franck Lefeuvre , Birgit Minichmayr , Sian Thomas Duração: 147 min Gênero: Ficção Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor daquela mulher que um dia desejou.




Princesa Marie - (PRINCESSE MARIE)

Título Original: Princesse Marie Elenco: Catherine Deneuve e Heinz Bennent Direção: Benoit Jacquot País de Produção: França / Áustria Idioma: Aúdio: Francês / Legendas : Português Tempo total: 175 min. Ano: 2004 Filme feito pela TV francesa em dois episódios, que relata todo o período do encontro da princesa Marie-Bonaparte, com Freud. Apresentando o processo de análise da princesa e mostra de maneira exemplar um importante período da história da Psicanálise. Marie Bonaparte, neta de Napoleão Bonaparte, sofre de histeria. É uma intelectual que sempre gostou da verdade e a liberdade. Quando encontra Freud em 1925, rapidamente torna-se a sua amiga mais íntima, sua confidente, sua seguidora. A psicanálise a liberta de sua neurose e lhe permite exercer seus inúmeros papéis, de mãe, de esposa, de amante, de nobre e, por fim, de psicanalista. Em 1938, com muito esforço e usando sua riqueza e influência, consegue retirar Freud, sua esposa, Martha, e sua filha, Anna, da Áustria ocupada pelos nazistas, salvando suas vidas.



Cisne Negro

Thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival. Cisne Negro faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.



Segredos de uma alma

O professor Mathias é atormentado por um irracional medo de facas e uma irresistível compulsão em matar sua mulher. Com medo de ficar louco e tendo horríveis pesadelos, ele procura um psicanalista que se oferece para tratar do problema. O filme tem várias ligações com um caso clínico verídico tratado por Sigmund Freud, 'O Homem Dos Ratos'. É a primeira relação entre o cinema e a psicanálise. É considerado o primeiro filme psicanalítico oficial.